Resenha: O Vale dos Mortos - Rodrigo de Oliveira

 


SINOPSE:

"O Vale dos Mortos" baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia uma transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.

Uma história com muita ação e suspense, que vai deixar você eletrizado.


ESSA RESENHA CONTÉM DIVERSOS SPOILERS. CASO AINDA  NÃO TENHA LIDO O LIVRO, FIQUE AVISADO!


MINHA OPINIÃO:

Sempre fui muito fã de filmes/livros/mangás de terror. Mas dentro desse gênero, o meu subgênero favorito disparado sempre foi o universo zumbi.O desespero das primeiras horas em que todo mundo tá se transformando e os protagonistas não sabem o que está acontecendo. Podem me chamar de sádica, mas esse sempre é o meu momento favorito em todo e qualquer filme/livro/mangás de zumbi. Sendo assim, me sinto totalmente apta a opinar que esse livro é muito bom. Está longe de ser perfeito, mas entregou tudo que eu esperava, apesar de algumas falhas, das quais irei falar mais tarde.


A escrita do autor é muito boa, fluida, eu simplesmente não conseguia largar o livro. Quando dei por mim, já tinha lido 100 páginas e não senti o tempo passar.Pelo que eu entendi esse livro acontece em paralelo com Elevador 16, que também narra o início do apocalipse zumbi no mundo.Ele escreve de uma forma cinematográfica, é possível visualizar cada uma das cenas de ação descritas por ele, que por sinal são frenéticas. Amei!


Um ponto bem interessante é que o evento que desencadeia todo o horror dos mortos-vivos advém da aproximação de um misterioso planeta, chamado Absinto, que ninguém sabe de onde surgiu. Algumas pessoas são acometidas de um desmaio, e quando acordam estão transformadas em zumbi. Como consumidora ávida de material sobre zumbis, achei muito criativo o autor ter fugido do eterno clichê do vírus de laboratório, ou coisas do tipo. Apesar de não me importar muito com isso, pq o que eu gosto mesmo é da luta por sobrevivência dos poucos humanos que enfrentam as primeiras horas do caos.


Caos esse que se inicia em um shopping absolutamente lotado, onde nossos heróis, Ivan, Estela e seus dois filhos, precisam lutar firmemente pra se salvar de toda aquela loucura sem nem entender o que está acontecendo. Os protagonistas, por sinal, são muito bem desenvolvidos e é impossível não se identificar com eles e torcer pra que eles fiquem bem.Inclusive, por pura preocupação, no começo não concordei com a decisão deles saírem do shopping e partirem pro condomínio, mas depois vi que isso enriqueceu a narrativa.


Mas como nem tudo são flores, vamos aos pontos negativos do livro. O bom desenvolvimento dos protagonistas não ocorre com os demais personagens que vão aparecendo aos montes, de forma genérica. E por isso, quando um deles comete um feminicídio, e se descobre que ele tinhga sequestrado e estuprado Gisele, absolutamente do nada, a única coisa que pensei foi: “Quem diabos é Heraldo?”


Outro ponto bem negativo é o machismo gritante em alguns momentos, como o fato de todas as mulheres ficarem encarregadas da cozinha e da limpeza do condomínio. Todas as mulheres são jovens e bonitas ao extremos. Além disso, é totalmente desnecessária a rivalidade feminina entre Gisele e Estela, que implica com a primeira logo de cara, só pq ela é muito bonita e escultural. Fora o momento grotesco após Gisele desaparecer e ser dada como morta, em que Estela responsabiliza a mesma pq ela vivia PROVOCANDO OS HOMENS. Pelo amor de Deus, Rodrigo Oliveira. Que machismo estrutural é esse, meu filho?


Apesar desses tropeços gostei muito do livro e já estou lendo o segundo livro. De um modo geral “O Vale dos Mortos” é um livro rápido, ágil e emocionante que irá agradar quem, como eu, gosta do universo zumbi.


Cotação: 3/5

Lido em: Jan/22


Título Original: O Vale dos Mortos
Autor: Rodrigo de Oliveira 
Editora: Faro Editorial
Ano: 2014
Páginas: 304

Comentários