Resenha: Elevador 16 – Rodrigo de Oliveira

 


SINOPSE: 

Estamos em 2017.

Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que passaria a uma distância segura. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer...
Mas não podiam estar mais enganados.
No dia em que o planeta estaria mais visível, enquanto todo mundo se preparava para observar o fenômeno a olho nu, um grupo seguia para um compromisso chato: trabalhar num sábado na empresa de processamento de dados, pois estavam com muitos projetos atrasados.

Na hora do almoço, 16 pessoas entram no elevador... mas ele para entre dois andares. As comunicações não funcionam, nem alarmes, nem celulares, ninguém aparece para ajudar. E eles não sabem que, em todo o mundo, algo muito estranho aconteceu. Em poucos segundos, 10 pessoas caem num surto coletivo, como que desmaiadas. Entre o desespero, tentativas de busca por ajuda, um deles começa a abrir os olhos, mas eram olhos vazios, olhos do mal...

Este livro conta uma história que ocorre no exato momento em que o nosso mundo se transforma. Traz personagens que vivem o intenso evento cósmico que mudaria a Terra para sempre.

MINHA OPINIÃO:

Eu adoro o universo zumbis e consumo praticamente tudo com essa temática, mas nunca tinha lido nenhuma história que se passasse no Brasil. Então fiquei super feliz quando encontrei esse livrinho ( na realidade uma novela) em uma banca de revista.

E para minha felicidade não me decepcionou nem um pouco.

A história se passa em escritório comercial do centro de São Paulo. Apesar de ser um sábado, o local está lotado pq precisam entregar um projeto muito importante. Nesse contexto somos apresentados a Mariana, uma das funcionárias, que acaba de descobrir que está grávida de Raul, um de seus colegas de trabalho e que não recebeu a notícia nem um pouco bem. Eles acabam brigando, vai cada um pro seu canto, mas os dois acabam se reencontrando dentro do elevador da empresa junto com outras 14 pessoas. É então que elevador para, 10 pessoas desmaiam sem motivo...e o holocausto zumbi começa!

O que mais me impressionou no livro foi a capacidade do autor de criar algo original dentro de um tema tão batido quando o apocalipse zumbi, além de uma tensão enorme, mesmo passando boa parte da história dentro de um espaço tão pequeno como um elevador.

Logicamente a história não se passa inteira nesse lugar, e aí os personagens agem exatamente tendo a certeza de que estão sendo atacados por zumbis, o que tb é muito legal pq não fica naquele lenga-lenga de "o que é isso", "o que vamos fazer" e toda essa balela.

Com relação aos personagens, desde o inicio já sabemos que Mariana é a protagonista e torcemos loucamente por ela, pelo menos eu torci, e fiquei o tempo inteiro com o coração na mão para que ela saísse viva de toda aquela loucura.

De um modo geral, "Elevador 16" cumpre o que promete. É apavorante, angustiante e deixa um enorme gosto de quero mais. E por isso, fiquei super feliz em saber que na realidade é uma espécie de prequel de um série chamada "As Crônicas dos Mortos", que já coloquei no meu carrinho da Amazon.

Recomendo a todos que, como eu, são loucos por zumbis.

Cotação: 4/5

Lido em ABR/19

Título Original: Elevador 16
Autor: Rodrigo de Oliveira 
Editora: Faro Editorial
Ano: 2014
Páginas: 60

Comentários