Resenha: Sulwe - Lupita Nyong’o

SINOPSE: Sulwe significa estrela, daquelas que aparecem no céu da meia-noite. E quem não gostaria de ter um nome desses e de brilhar feito astro celeste? Mas o que Sulwe queria mesmo era se parecer com outro astro: o sol, radiante feito a luz do meio-dia. O que nossa pequena menina não imagina é que vai embarcar numa incrível viagem pelo espaço, onde todos têm a chance de irradiar sua beleza e seu brilho. Esse é o primeiro livro da consagrada atriz e produtora de cinema Lupita Nyong’o.

MINHA OPINIÃO: "Sulwe" é um livro infantil, escrito pela atriz gahnadora do Oscar Lupita Nyong’o, e que trata de um tema que ainda soa estranho pra muitas pessoas: o colorismo que é um termo utilizado para diferenciar diversas tonalidades de pele do mais claro até o mais escuro. Sendo que quanto mais clara a pele, melhor o tratamento.

E é justamente assim que Sulwe, a protagonista que dá nome ao livro se sente. Por ter a pele mais escura da família, ela se sente excluída, sozinha e sem amigos, diferente da irmã que, por ter a pele mais clara, é mais bonita e tem diversos amigos na escola. Até que, ao fazer um pedido a uma estrela ela descobre toda a sua beleza e valor. Esse livro é simplesmente uma fofura do começo ao fim. De forma bastante sensível Lupita consegue mostrar todo o sentimento de inadequação da pequena Sulwe, especialmente em suas tentativas frustadas de clarear a própria pele. E ao mesmo tempo, consegue passar uma mensagem linda de que a beleza não está contida em apenas uma tonalidade. Todas as cores tem a sua beleza. Outro detalhe muito importante são as lindas ilustrações de Vashti Harrison, que além de lindas conseguem transmitir toda a ternura e fofura dessa história.
"Sulwe" é um livro lindo e muito importante para ensinar às crianças a importância da auto-aceitação e de que todos somos dotados de beleza. Simplesmente perfeito.


Cotação: 5/5

 

Sulwe

Autor:Lupita Nyong’o

Editora:Rocco

Ano: 2019

Páginas: 48


Comentários